Página Inicial

Manaus, Norte/Amazonas, Brazil
Brasileira, nascida em Porto Velho - RO, alguém que Deus escolheu para ter um brilho especial, um diferencial... alegre, que gosta fazer amigos, compartilhar conhecimentos, conversar, trocar idéias e motivar, seu ponto forte é a facilidade de comunicação, a fé, o otimismo, o comprometimento com tudo que faz e o bom humor...

"...o bom nome vale mais do que muitas riquezas.." (Pv 22:1)

"...o bom nome vale mais do que muitas riquezas.." (Pv 22:1)
"Quando não há sacrifício, não há frutos de vida"

sábado, 15 de maio de 2010

Blog do Claudemir Andrade: 1º MESTRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA REGIÃO NORTE#comments

Blog do Claudemir Andrade: 1º MESTRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA REGIÃO NORTE#comments

Em tempos em que tanto se dispõe a tratar sobre temas como "ordenação da cidade", "preservação histórica", "copa 2014", "desenvolvimento planejado", "melhorias e qualidade de vida", "Amazonia auto-sustentável", eu fico imaginando quando Manaus, também terá um curso de Mestrado na área de urbanismo... logo urbanismo, tema este que quem conhece... torna-se refém de tamanho encantamento e desejo de mudança...

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Integra do discurso - "Gestão Pública de Cidades" realizado em 12.05.2010

Boa noite a todos!


Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus, gestor maior de nossas vidas e parabenizar a todos que, direta ou indiretamente estiveram envolvidos em todo o processo de planejamento, execução, avaliação e encerramento do curso de Aperfeiçoamento em Gestão Pública de Cidades que hoje comemoramos... Em especial ao Senhor Prefeito Amazonino Mendes, pela busca de alternativas inovadoras e atuais em prol da melhoria continua dos serviços que a Prefeitura presta a sociedade, a FESPM, na pessoa da competente Profª Ângela Bulbol e sua equipe, cuja experiência, profissionalismo e responsabilidade em nada podem ser contestadas, a cada mestre pela seriedade como encaram a árdua missão de conciliar o repasse do conhecimento ao mesmo tempo em que formam opiniões... Aos nossos familiares, pelos inúmeros momentos em que nos compreendem e permitem nossa ausência e por fim, a todos nós, quanto servidores/alunos/pais/filhos/pessoas, pela sensibilidade de entender a necessidade do sacrifício pela importante atitude de se manter atualizado e em constante motivação para o aprendizado... Bem, acredito que todos aqui temos o perfil do profissional que toda e qualquer organização busca: de profissionais comprometidos, dispostos, éticos, capazes e preparados para vencer desafios... Certamente chegamos até aqui porque somos vencedores de obstáculos!

E esses são muitos, a começar pela forma como, geralmente, são entendidos os investimentos destinados a capacitação e treinamentos de servidores, como muitas vezes é incompreendido nosso interesse pela implementação do que aprendemos, no porquê de acreditarmos nas mudanças... Quero dizer, nesta noite, que a preocupação com o desenvolvimento de pessoas representa uma questão estratégica ímpar, porém ainda pouco valorizada no âmbito de uma grande maioria de Instituições, isto em todos os níveis e esferas.

São os servidores que fazem a ação, manipulam as técnicas, atendem aos clientes, são também usuários e transcendem às administrações. São as pessoas que fazem a organização, tornando visíveis os resultados de qualquer ação, seja ela negativa ou positiva. As pessoas são o seu maior bem...

Hoje comemoramos uma nova era na Política de Recursos Humanos do Município, somos os pioneiros dos Cursos de “Atualização” promovidos por esta Escola. Logo esta Instituição também promoverá o primeiro curso de Graduação e Especialização e isto representa um verdadeiro salto de qualidade num dos mais importantes pilares de uma Política de RH, a capacitação.

Vivenciamos tempos de transformações pelas novas exigências no mercado e o crescente aumento do nível de exigência do cliente/cidadão e esse cenário de mudanças não pode e não deve ser enxergada como mera reordenação organizacional, mas como algo mais profundo: verdadeiras oportunidades focadas nos resultados demandados pela sociedade.

A administração deve ser conseqüente em toda decisão, em toda análise, em todo investimento, por isto estamos aqui, porque a Prefeitura de Manaus demonstra saber muito bem o que quer e vem assinando embaixo dos projetos em que acredita, apresentando séria vocação para o desenvolvimento que expressa real determinação em conjugar gestão e conhecimento, como única forma de conferir consistência à tomada de decisões administrativas... Implica isto na atitude que vem demonstrando de investir na qualificação de seu corpo funcional, através do fortalecimento da Fundação Escola de Serviço Público Municipal, e este é um fato do qual somos todos testemunhas.

Por fim, quero nesta oportunidade, representando aqui o “servidor municipal”, de enfatizar o acerto estratégico desse investimento, e de fundamentar a tese de que, sem funcionalismo qualificado do ponto de vista técnico e político, não pode haver administração moderna, justa, com um nível de eficiência, eficácia e efetividade que todos desejamos.

Daí, nossa grande alegria hoje... Entendemos esse momento como o resultado positivo de um grande feito e a prova concreta de que podemos crer numa administração, onde tem se buscando (devidamente) valorizar o incrível potencial da mobilização do conjunto dos servidores para a construção de um país através de uma cidade mais digna, ordenada e mais bonita para todos os seus moradores.

Parabéns a todos e Obrigada!

“FESPM CERTIFICA NOVOS GESTORES DE CIDADES DE VÁRIAS SECRETARIAS E ÓRGÃOS DA PMM”

Servidores de várias secretarias receberam os certificados de gestores públicos de cidades das mãos dos professores e gestores da Fespm

Servidores da Semed, Semad, ManausCult, ManausPrev, Fundação Dr. Thomas e de várias outras secretarias e órgãos da Prefeitura de Manaus receberam, na noite dessa quarta-feira, o certificado de Aperfeiçoamento em Gestão Pública de Cidades, curso inédito realizado pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal (Fespm). Duas turmas, formando um total de 64 servidores, concluíram o curso que começou em setembro de 2009 e foi concluído no mês passado.

A solenidade de entrega de certificados foi realizada no auditório José Paulo Quintanilha, no complexo da UniNilton Lins, no Parque das Laranjeiras. Além da direção da Fespm, secretarias que apoiaram a iniciativa, como Semad e Semef, compuseram a mesa que tinha também a presença de professores, incluindo a representante da Universidade Federal do Amazonas, professora doutora Maria da Glória Guimarães. “Nós acreditamos que não existe um serviço público, municipal, estadual ou federal. Existe o serviço publico e isso é ressaltado quando nós estamos juntos na sala de aula…”, resumiu a professora Maria da Glória que foi uma das mentoras principais do curso.


Servidora Elizabet Dibo (dir.) foi a oradora e recebeu o certificado das mãos da professora Lucilene Florêncio Viana

A servidora Elizabet Dibo, da secretaria de finanças (Semef), foi a oradora da turma. Em seu discurso, Elizabete ressaltou a importância da capacitação profissional em organizações, sejam públicas ou privadas. “Um verdadeiro salto de qualidade, um dos pilares numa política de RH, que é a capacitação. Vivenciamos tempos de transformação pela nova exigência do mercado e pelo crescente aumento da insastifação do cliente cidadão. A administração deve ser consequente em suas decisões. Por isso estamos aqui”, disse Elizabete aos colegas servidores.

O curso de Gestão Pública de Cidades foi composto de 11 módulos onde os alunos tiveram a oportunidade de estudar, entre vários assuntos, Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais, Gestão de Serviços Públicos, Legislação Ambiental e Urbanística e Gestão de Recursos e Responsabilidade Ambiental. Ao todo, 13 professores, entre eles 4 doutores e 6 mestres, ministraram os módulos que somaram uma carga horária de 195 horas.

Para a direção da Fespm a formatura é um marco da política de capacitação obedecida pela fundação. Na saudação aos presentes, a diretora presidente da Fespm, Angela Neves Bulbol de Lima, considerou uma vitória dos servidores, mas da administração municipal como um todo. “Marca o início de um processo de capacitação plena. Aqueles que quiseram, que permaneceram, e agora atestaram sua capacidade, o que a Prefeitura de Manaus através da FESPM buscou, foi nutrir este potencial de conhecimentos específicos, práticas, as quais tem ainda a virtude de estarem voltados para o bem comum, ao cidadão e à cidade”.

Fonte: http://fespm.manaus.am.gov.br/?p=1541. Acessado em 14.05.2010.

domingo, 9 de maio de 2010

Medula Espinhal

A medula espinhal tem a forma de um cordão arredondado, que é percorrido por sulcos longitudinais. É achatada e apresentando duas dilatações, ou intumescências, a dilatação (intumescência) cervical (situada na região cervical) e a dilatação (intumescência) lombar (inferior, ocupa a região lombar). Pode ser dividida em 6 porções: porção cervical superior, dilatação cervical, porção dorsal, dilatação lombar, cone terminal e filamento terminal.
A médula espinhal se inicia no forame magno e termina na segunda vértebra lombar.


Tratos ascendentes (em azul) e descendentes (em vermelho) da substância branca

Forma e divisão

A medula espinhal tem a forma de um cordão arredondado, que é percorrido por sulcos longitudinais. É achatada e apresentando duas dilatações, ou intumescências, a dilatação (intumescência) cervical (situada na região cervical) e a dilatação (intumescência) lombar (inferior, ocupa a região lombar). Pode ser dividida em 6 porções: porção cervical superior, dilatação cervical, porção dorsal, dilatação lombar, cone terminal e filamento terminal.

A médula espinhal se inicia no forame magno e termina na segunda vertebra lombar.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Medula_espinhal

Coluna Vertebral

Coluna vertebral

A coluna vertebral é uma parte da estrutura corporal dos animais, que quando encontrada segmentada nos animais com crânio protegendo o cérebro, caracteriza os animais do grupo dos vertebrados (do latim vertebratus, com vértebras) e estes constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, pois como explicado: Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
Outras características adicionais são a presença de um sistema muscular geralmente simétrico (a simetria bilateral é também uma característica dos vertebrados) e de um sistema nervoso central, formado pelo cérebro e pela medula espinal localizados dentro da parte central do esqueleto (crânio e coluna vertebral). Foram encontrados vestígios dos vertebrados até ao antigo período Siluriano (há 444 a 409 milhões de anos).

Nos humanos a coluna vertebral é formada habitualmente por 33 e eventualmente 32 ou 34 vértebras que são ligadas por articulações que são de dois tipos: uma maior com interposição dos discos intervertebraisna região anterior entre cada vértebra e duas menores atrás, por um duplo par de facetas interarticulares posteriormente, sendo duas voltadas para cima e duas para baixo, formando de cada lado, posteriormente, na vértebra, uma articulação facetária.
Os discos intervertebrais são constituídos de material fibroso e gelatinoso que desempenham a função de amortecedores e dão mobilidade para nos locomover, correr, saltar, girar o tronco e a cabeça. Cada disco é formado por um núcleo pulposo interno e do ânulo fibroso externo.
Cada vértebra possui basicamente um corpo mais largo, com o formato de um segmento transverso curto de cilíndro, situado na parte anterior da vértebra (exceto na primeira vértebra cervical que não possui corpo vertebral, o atlas). Atrás do corpo vertebral parte de cada lado de sua porção póstero-lateral (na metade superior nos corpos vertebrais das torácicas e lombares) um par de pedículos ósseos. Cada pedículo tem um formato de um cilindro pequeno e irregular, simétrico ao outro pedículo do mesmo nível, bem como unirá a um arco ósseo posterior, formado por um par de lâminas, processo transverso, o processo articular superior e o processo articular inferior. Na junção das lâminas, há a formação de uma outra parte óssea saliente posteriormente, impar e mediano, que é o processo espinhoso que parte do ponto de união posterior entre as lâminas, o qual é projetado para trás até a aponeurose muscular. Um buraco lateral, (forame intervertebral), se forma de cada lado entre cada pedículo das vértebras superior e inferior. Como as vértebras sobrepõe-se umas as outras, a junção delas forma um túnel ósseo desde o crânio até osso sacro, o Canal vertebral. O canal vertebral segue as diferentes curvaturas da coluna;como na ilustração ao lado;ele é largo e triangular nas partes em que a coluna possui mais liberdade de movimento, como nas regiões lombar e cervical; e é pequeno e arredondado na região torácica, onde os movimentos são mais limitados. Neste canal fica abrigada a nossa medula espinhal e por esse motivo ela está protegida.
Quando a coluna vertebral é observada lateralmente, vê-se pequenas aberturas laterais, estas são os forames intervertebrais. Eles são importantes para permitir que os nervos (sistema nervoso periférico) se comuniquem com a medula espinhal (que faz parte do sistema nervoso central).
Quando é vista de frente a coluna vertebral é reta, e quando vista de lado forma quatro curvaturas, duas delas com a concavidade virada para trás (lordoses) e duas delas com a concavidade virada para a frente (cifoses). Temos assim a lordose cervical (localizada no pescoço), a cifose torácica (ao nível das costelas), a lordose lombar (ao nível do abdómen) e por fim a cifose sacrococcígea, ao nível do sacro e do cóccix.
As cifoses são curvaturas primárias e são desenvolvidas durante o período embrionário, as lordoses são chamadas de curvaturas secundárias pois são desenvolvidas conforme se assume a postura ereta.

1- Médula espinhal, 2- raiz nervosa espinhal dorsal, 3- gânglio da raiz dorsal, 4- raiz ventral, 5- nervo espinhal, 6 e 7- disco intervertebral (aqui com exemplo de hérnia de disco: a parte vermelha central está herniada póstero-lateralmente sobre raiz nervosa, "4", provocando compressão dessa), 6- Anulus fibrosus, 7- Nucleus pulposus, 8- Corpus vertebrae
O aumento dessas curvaturas representam quadros patológicos. Sendo: Hiperlordose, cervical ou lombar; hipercifose torácica.
A região cervical é constituída por sete vértebras localizadas no pescoço. A primeira vértebra se chama Atlas e se articula com o crânio possibilitando flexão e extensão da cabeça sobre a coluna vertebral cervical, bem como suportando seu peso. O Axis é a segunda vértebra cervical e apresenta uma apófise (saliência)na sua região anterior que se projeta para cima, penetrando o plano horizontal do canal vertebral da primeira vértebra, articulando-se com a parte posterior de seu anel anterior. O Atlas não tem um corpo vertebral como a maioria das demais vértebras.
A região torácica é constituída de doze vértebras que também servem para a inserção das costelas. A região lombar é constituída por cinco vértebras maiores e é esta região que suporta todo o peso do tronco, dos membros superiores, do pescoço e da cabeça quando estamos na posição sentada ou em pé. Na região da coluna vertebral lombar na altura entre a primeira e a segunda vértebra ( L1 e L2 ) termina a medula nervosa espinhal dentro do canal vertebral em uma formação conhecida como cone medular. A partir do cone parte um aglomerado de raízes nervosas conhecido como cauda equina. Em pares, as raízes nervosas espinhais estendem-se até a parte lateral do canal vertebral, sendo uma raiz de cada lado, saindo pelo foramen lateral.boom como a coluna vertebral é formada

Abaixo da região lombar, sendo parte da bacia, a região sacrococcígea é composta pelo osso sacro que é resultado da fusão de cinco vértebras. Um de cada lado, este conjunto se articula com os ossos ilíacos do quadril, que se articula com os fêmures.
O osso cóccix é formado pela fusão das últimas quatro vértebras.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coluna_vertebral